Type a search term to find related articles by LIMS subject matter experts gathered from the most trusted and dynamic collaboration tools in the laboratory informatics industry.
Verbos transitivos são aqueles que necessitam de um complemento, podendo ser o complemento acompanhado de uma preposição ou não. Esse complemento é também chamado de objeto direto quando vem sem preposição e indireto quando vem com preposição.
Exemplos:
São os verbos que não exigem complemento mas que podem pedir um adjunto adverbial, todo verbo que possui apenas adjunto adverbial é um verbo intransitivo.[1]
São os verbos que ligam o predicativo ao sujeito, uma palavra gramatical, relacional, como os conectivos (conjunção e preposição); por isso também chamado de verbo relacional.[2]
Exemplos:
Em orações desse tipo podem aparecer os verbos de ligação ser, estar, ou seus equivalentes citados acima, e o núcleo do predicado não é o verbo, mas sim o adjetivo que atribui uma característica (qualidade, condição, estado) ao sujeito. Pela simples função de ligar uma característica ao sujeito da oração os verbos de ligação têm esse nome.
Nesse caso, o substantivo "passarinho" é o núcleo do sujeito e "estava triste" um predicado nominal, já que "estava" é um verbo de ligação.