Knowledge Base Wiki

Search for LIMS content across all our Wiki Knowledge Bases.

Type a search term to find related articles by LIMS subject matter experts gathered from the most trusted and dynamic collaboration tools in the laboratory informatics industry.

Shirley Eaton
Shirley Eaton
Nascimento 12 de janeiro de 1937 (87 anos)
Londres, Grã-Bretanha Reino Unido

Shirley Eaton (Londres, 12 de janeiro de 1937) é uma ex-atriz britânica, conhecida em seu país pela participação em diversas comédias em preto-e-branco nos anos 1950 e 60. Ficou famosa mundialmente, entretanto, como a bond girl que morre coberta por ouro no filme 007 contra Goldfinger, de 1964.

Durante sua carreira no cinema e na tv britânica, ela trabalhou com diversos dos maiores comediantes do país, com Roger Moore, em episódios de O Santo, série de sucesso na televisão britânica e Ten Little Indians, de 1965, filme de suspense baseado no livro de Agatha Christie.

Goldfinger

A icônica imagem de Jill Masterson, a personagem de Eaton em Goldfinger, morta coberta de ouro, é uma das mais famosas de toda a série e da cinematografia mundial.

Foi em 1964 que Eaton interpretou o papel que a tornou popular mundialmente pelas décadas seguintes. A morte de sua personagem, Jill Masterson, coberta com ouro dos pés à cabeça em 007 contra Goldfinger, é uma das mais icônicas imagens do cinema dos anos 60 e ficou famosa a sua fotografia dourada na capa da revista norte-americana Life.[1] A cena do filme também trouxe à tona na época, um grande debate sobre a morte por sufocamento epidérmico, gerando grandes mitos populares sobre o assunto,[2] inclusive com relação ao próprio destino da atriz, cuja carreira se encerrou poucos anos depois.

Apesar da fama internacional que teve com o sucesso do filme, Eaton fez apenas mais alguns poucos trabalhos como atriz, retirando-se da vida artística no final da década, para constituir família.

Nos últimos anos, sempre dando entrevistas sobre Goldfinger e seu desaparecimento das telas do cinema e da televisão, ela nunca demonstrou arrependimento por sua aposentadoria precoce da profissão no auge da fama. Em 1999, declarou em entrevista: "Uma carreira é uma carreira, mas mãe você será até o dia em que morrer."[3]

Referências

  1. «Life Cover» 
  2. «Can my skin breath?». Consultado em 22 de abril de 2011 
  3. "A career is a career, but you're a mother until you die." Interview with James Davies on 18 June 2008. [1]

Ligações externas