Type a search term to find related articles by LIMS subject matter experts gathered from the most trusted and dynamic collaboration tools in the laboratory informatics industry.
Gerard Henri Béhague (Montpellier, 2 de novembro de 1937 – Austin, 13 de junho de 2005), foi um etnomusicologista e professor de música latina. Sua especialidade foi a música do Brasil e do Peru, com influências da África Ocidental na música caribenha e sul-africana e candomblé na música brasileira.
Em sua carreira contribuiu para a expansão da etnomusicologia.[1]
Nascido na França, mudou-se ainda cedo para o Rio de Janeiro, Brasil onde estudou piano, teoria musical e composição na Universidade Federal do Rio de Janeiro e no Conservatório Brasileiro de Música.
Graduou-se bacharel em 1956, mestrou-se em musicologia pela Universidade de Paris Sorbonne, e pós-graduou-se musicólogo pela Tulane University em 1966, quando também estudou história da notação musical com Gilbert Chase. Em 1962, Béhague casou-se com Cecilia Pareja, filha de uma escritora equatoriana e do diplomata também do Equador, Alfredo Pareja Diezcanseco.
Ensinou música norte-americana e música latina-americana na University of Illinois de 1966 a 1974.
Contribui para o surgimento de um novo campo interdisciplinar. Também iniciou um programa de etnomusicologia latino-americana.
Juntou-se a escola e faculdade de música da University of Texas em Austin em 1974, onde permaneceu morando até falecer devido a um cancer em 2005